Português English
EMAIL GRATIS(8 Mb)

CHAT ONLINE (NOVO)

Noticias
   Actualidades
   Cinema
   Desporto
   Eventos Sociais
   Exposições
   Jogos
   Literatura
   Musica
   Teatro
   Turismo

INSIDE SHOP

Entrevistas
Passatempos
Agenda
Classificados
Forum

Bares e Discotecas
MAYA - Horoscopo
ALCIONE Psicologia
Bilheteira

TRÂNSITO

PROGRAMAÇÃO TV
   RTP1
   RTP2
   SIC
   TVI

A Equipa Inside
Publicidade
Contacte-nos
Novos utilizadores
Perdeu a sua password?




 » HOME : Entrevistas

Norton em Entrevista
Novembro 2005

Jornal INSIDE (JI) - Pergunta 1: Os Norton nasceram em Castelo Branco em 2002.
Fala-me um pouco de como tudo começou?


Rodolfo (Norton): Na altura existiam duas bandas os Alien Picnic e os Oscillating Fan das quais eu (Rodolfo Matos) era baterista das duas... Uma sofria por sermos só três e não conseguirmos fazer a música que queríamos e a outra já tinha alguns anos. Havia alguns temas nossos em compilações nacionais, e umas maquetas (nessa altura ainda era com maquetas) (risos)
Chegamos a editar um vinil 7`pela editora Lowfly Records do porto mas estávamos numa fase de pouca inspiração e então surgiu a ideia de acabar com as duas bandas e junta-las para formar uma só, fazer uma coisa a sério, de raiz, tentar o melhor, tentar sair... e assim foi. Inicialmente à experiência tivemos cerca de 6 meses fechados a compor. Entretanto saíram duas pessoas e ficaram 5:
Em Novembro desse ano demos os dois concertos no Porto e Braga com os Alla Polacca em Dezembro gravamos o Ep de estreia que saiu pela Bor land e Skud and Smarty e que superou todas as expectativas... muitos concertos, muitas criticas boas.....


JI: Pergunta 2: Sei que passaram uma fase complicada com a perda de um
dos elementos Norton, o Carlos Nunes e pararam um
mês e meio.
Foi complicado voltar agora com um elemento a menos?


Rodolfo (Norton): sim. Foi complicadíssimo, antes de perdermos um elemento da banda perdemos um grande amigo que infelizmente nos deixou... na altura foi um choque tremendo para todos nós e as coisas obviamente pararam pois não tínhamos quer física quer psicologicamente meios para continuar com o que quer que fosse... e paramos a 100%!
Quando as nossas vidas voltaram, digamos à normalidade, trabalho, aulas, aí reunimo-nos para falar sobre o futuro da banda.
Tínhamos editado o Pictures From Our Thoughts à muito pouco tempo e acabado de dar a primeira volta da Tour que estava prevista. Na altura decidimos voltar à carga e continuar a mostrar todo o trabalho que tinha sido feito em conjunto com o Carlos e achamos que fazia todo o sentido continuar. E assim foi, reformulamos o concerto dos Norton, lançamos o teledisco do Single e voltamos a carga com os concertos...


JI – Pergunta 3: Frames > Remixes e versions é o vosso último
trabalho. De que nos falam as músicas deste álbum?

Rodolfo(Norton): Bem este disco basicamente, é um disco de remisturas e versões, no qual resolvemos convidar outras bandas, das quais gostamos muito. Os textos / letras pertencem todos ao Pictures From Our Thoughts o nosso disco de estreia que fala basicamente das nossas vivências, do nosso dia a dia, do amor, do ódio, da amizade as coisas banais, às quais as vezes não se dá muita importância, as coisas bonitas da vida e não só...



JI: Pergunta 4: Fala-me um pouco também das participações neste novo
Trabalho de alguns nomes bem conhecidos do público
Português?

Norton: No Frames quisemos que outras bandas, dj´s, músicos remisturassem a nossa música.
Nós somos bastante exigentes com o nosso trabalho e só convidamos mesmo gente da qual gostamos muito do trabalho. Não convidamos ninguém por convidar. Todos os remixes que foram feitos estão no disco, houve outros convites mas por uma ou outra razão não deu para incluir por causa dos timings da edição... o disco acabou por passar a ter para além de remixes algumas versões dessas mesmas bandas, o que foi sem duvida óptimo ir recebendo os remixes e versões e ir ouvindo conforme chegavam...
Um exemplo foi: tocámos 3 temas nossos e uma versão só com 3 pistas de gravação.
Foi uma Experiência muito boa e que aproveitámos para colocar no disco como uma espécie de bónus.


JI: pergunta 5: Nos vossos espectáculos vão contar com Manuel Simões
que é o guitarrista do Cantor Gomo.
Como aconteceu este convite?


Rodolfo (Norton): O Manel tocou connosco no final do ano passado e até Junho deste ano. O convite surgiu porque na altura precisávamos de mais um guitarrista / teclista e o Manel sempre gostou imenso de Norton e é nosso amigo de longa data então foi quase óbvia a incursão do Manel nos concertos ao vivo de Norton. Desde Junho que já não participa nos nossos espectáculos...


JI: Pergunta 6: Swirling Sound foi o single escolhido para a
Apresentação do novo trabalho.
Fala-me desta escolha?

Rodolfo (Norton): O Swirling Sound foi o single escolhido para o Frames primeiro porque foi também o single escolhido no Pictures Of Our Thoughts e achamos que sendo um disco de remisturas tinha a sua piada repetir o primeiro single pelo menos para as pessoas conhecerem e haver um enlace entre os dois trabalhos, depois foi porque de todos os temas achamos que a remistura do Nuno Gonçalves dos The Gift era sem dúvida a mais radiofónica digamos assim, a que poderia fazer melhor a ponte entre os originais e as remisturas dai a escolha, que foi feita a meias entre a banda e a editora!


JI: pergunta 7: Fala-me da vossa participação no Imago Film Festival –
Fundão?

Rodolfo (Norton): esta oportunidade surgiu ainda antes do verão a convite do Sérgio Felizardo da organização do Imago Film Festival, ele propôs-nos o projecto do “Norton Plays Indie Rock On Film”, que aceitamos logo sem pestanejar pois era sem duvida um desafio enorme para nós. Este espectáculo baseia-se em versões feitas por nós de músicas Indie que fazem parte da banda sonora de vários filmes como Lost in Translation, Garden State, About a Boy. Foi um trabalho demorado e custoso mas que valeu muito a pena. Convidámos dois músicos para tocarem connosco e ainda uma dupla de Vj´s Algarvia para fazer as projecções, pois enquanto tocamos os temas são projectadas atrás do palco algumas imagens do respectivo filme. Fizemos a apresentação no inicio de Outubro no Imago e correu muito bem mesmo, foi óptimo gostámos tanto que agora juntamente com a nossa agencia, a “Transformadores”, estamos a tentar levar este espectáculo ao maior numero de sítios possíveis. Para já tocámos estar em Évora no dia 29 de Outubro depois é estarem atentos a nossa agenda no site.


JI: Pergunta 8: O que é que vos faz vibrar mais em palco: O facto de
mostrarem a vossa arte ou a reacção dos vossos fãs ao
vosso som?


Rodolfo (Norton): É um pouco a mistura das duas coisas. O que nos faz vibrar mais em palco sem dúvida é a música, que fazemos com a maior seriedade, carinho, humildade e amor que possa haver... é lógico que é óptimo ter uma sala cheia a cantar algumas das músicas e é um incentivo único ver que as pessoas se identificam com aquilo que nós fazemos e que gostam mesmo muito. É uma maravilha entrar numa loja de discos, estar na fila para pagar e ver que está alguém na caixa ao lado a levar um disco nosso para casa, como já nos aconteceu é um grande reconhecimento assim como ouvir a nossa música na rádio, televisão, ter boas criticas. Tudo isso são incentivos óptimos e reconfortantes mas acima de tudo o que mexe connosco é a música, aquela à qual dedicamos imensas horas das nossas vidas e que fazemos com muito carinho e empenho.

JI: Pergunta 9: Já há novos projectos para o futuro?


Rodolfo (Norton): sim claro! Sempre, pois não gostamos de estar parados. Para já temos uma Mini Tour que estamos a preparar para Espanha depois do festival Contempopranea onde estivemos este verão. Por lá os contactos surgiram e estivemos para voltar em Setembro mas para já foi adiado. Estamos a tratar disso neste momento. Estaremos também até ao fim do ano a tocar pelo pais o espectáculo que preparámos para o Imago do “Norton Plays Indie Rock On Film” e estamos ao mesmo tempo a compor para o novo disco. Temos já alguns temas e ideias e Janeiro de 2006 é a nossa meta para a paragem de composição final pois queremos lançar o novo disco de originais durante o próximo ano. Ainda este ano, vamos estar numa compilação de tributo aos Velvet Underground.

FOTO: Rita Carmo 2005


Sandra Adonis


OUTRAS ENTREVISTAS:

Entrevista com Roberta Medina Maio de 2006
Entrevista: Maio de 2006 Roberta Medina é ainda uma jovem, mas o talento e o trabalho já estão
Nouvelle Vague Junho 2009
Os Nouvelle Vague vão estar no Festival Super Bock, no dia 11 de Julho. O Festival vai realizar-se n
AMÉLIA MUGE 07/12/2008
Amélia Muge - “1 Autora – 202 Canções” Compositora de poemas transformados em acordes musicais
MIA COUTO LANÇA NOVO ROMANCE 24 de Junho de 2008
“Venenos de Deus, Remédios do Diabo” é o novo romance do escritor moçambicano Mia Couto. É atrav
“A Casa do Óscar” de Joana Machado 4 de Julho de 2008
O segundo trabalho de Joana Machado – “A Casa do Óscar” - traduz-se numa associação da paixão pe
FALA JORGE PALMA 29 Junho 2004
29 de Junho de 2004. Dois jovens estudantes, Tiago Videira e Isa Peixinho deslocam-se a casa de Jo
Nouvelle Vague Junho 2009
Os Nouvelle Vague vão estar no Festival Super Bock, no dia 11 de Julho. O Festival vai realizar-se n
Mannie - Entrevista à nadadora, Mannie Ng , atleta de alta competição. 26/06/2007
Julho de 2007 Mannie Ng, cujo nome é uma referência nacional no âmbito do Desporto Adaptado, nome
Entrevista com Sam The Kid Maio 2007
1. Em termos de personalidade, como é a tua relação com o mundo, com as pessoas? É essencialmente
PhaZer Abril de 2007
PhaZer é uma banda Portuguesa de rock, nascida em Junho de 2004. Os fundadores são: Henrique Martins
Entrevista com Mário Ferreira e José Carlos Sousa 23.JAN.07
GERIMOS A PROVA COMO AS NOSSAS EMPRESAS MAS SOB UM PRESSÃO MUITO MAIOR! Afirmam os pilotos no b
Entrevista com Pierre Aderne 2 de Novembro 2006
Entrevista com Pierre Aderne Filho de pai português e mãe brasileira, passou a adolescência em Br
Entrevista com Paco Bandeira 17 de Outubro 2006
Dispensa apresentações, porque já todos o conhecem. Faz música há mais de 30 anos e há melodias que
Entrevista com André Indiana 03 de Outubro 2006
Nasceu no Porto, mas tem fortes influências Norte Americanas, enraizadas, na sua música. André Indi
Entrevista com Lloyd Cole 23 Setembro 2006
Passou por Lisboa para apresentar o seu mais recente trabalho “Antidepressant”. É um senhor que não
Entrevista com André Sardet Agosto de 2006
Parece que foi ontem, mas já lá vão 10 anos que André Sardet nos brinda com a sua música feita um di
BARRA DA COSTA - «FILHOS DO DIABO» 02/08/2006
ENTREVISTA Agosto/2006 O professor unversitário e antigo inspector-chefe d
Entrevista com Christopher Cross Julho de 2006
Christopher Cross, é um nome bem conhecido, do meio musical. Músicas como “Sailing”, ficarão para se
ENTREVISTA COM GORGOROTH 18/07/2006
Para os fãs de JRR Tolkien, Gorgoroth é um nome bem conhecido. Retirado em 1992, (ano em que foram f
Entrevista com Blister Julho 2006
São 4 músicos que sabem o querem. Os Blister querem-nos mostrar que a sua música tem de ter como bas
Entrevista a Lou Rhodes Julho 2006
JI – Quem é “Beloved One”? LR – Essa é uma pergunta muito pessoal. A música “Beloved One” é insp
Entrevista com Anjos Junho 2006
Nelson e Sérgio são dois irmãos que enveredaram pela música. Eles são os “Anjos”, duas pessoas simp
SHADOWSPHERE: CORAÇÕES INFERNAIS 08/06/2006
Oriundos do Seixal e formados em Outubro de 2000, os Shadowsphere, hoje compostos pelo guitarrista L
Entrevista com Roberta Medina – Directora do Rock in Rio Lisboa 2006 Maio 2006
Roberta Medina é ainda uma jovem, mas o talento e o trabalho já estão mais que reconhecidos, ainda p
Entrevista com CIVIC Maio 2006
JI - Como surgiram os CIVIC. Porque se decidiram chamar assim? CIVIC - Os Civic juntaram-se em
ANA PAULA RUSSO - «MELODIA SENTIMENTAL» ABRIL/2006
ENTREVISTA ABRIL/2006 A soprano Ana Paula Russo, uma das artistas com maior grau de progressão
Entrevista com Ville Valo, vocalista dos HIM Março 2006
INSIDE – Fale-me da essência deste novo álbum “ Ville Valo : Este último Verão, quisemos trabalha
Entrevista com Maria Ana Bobone Março 2006
INSIDE – Como surgiu a música na sua vida? Maria Ana Bobone : A música sempre fez parte da minha
ENTREVISTA - LUÍS DE MATOS – UM MÁGICO EM ASCENSÃO Janeiro/2006
Luís de Matos, o mágico que revolucionou a arte do ilusionismo em Portugal, e cujo nome já é uma ref
HELDER COSTA – A BARRACA Novembro/2005
«O MISTÉRIO DA CAMIONETA FANTASMA» Novembro/2005 O Grupo de Teatro «A Barraca» estreou a peça «O
Sepultura - Em exclusivo para o INSIDE Setembro 2005
Tudo começou com uma brincadeira no começo dos anos 80 na Cidade de Belo Horizonte. Paulo Jr., Jair
ENTREVISTA A FILIPE LA FÉRIA 20/06/2005
FILIPE LA FÉRIA DEPOIS DE «AMÁLIA» «A CANÇÃO DE LISBOA» JUNHO/2005-06-20 Fazedor de grandes
«The Room 74» - 12 Histórias em Canções 23 Maio 2005
- The Room 74 - « MetroSexual » Auto-intitulado como um «projecto de canções», os The Room 7
AMÉLIA MUGE- NA CÓRSEGA COM GIACOMETTI MAIO/2005
Amélia Muge esteve na Córsega, onde actuou no Festival Cantares de Mulheres e Instrumentos do Mundo,
CARLOS VIDAL- AS «HISTÓRIAS» DO AVÔ CANTIGAS 7/04/2005
ENTREVISTA ABRIL/2005 Foi no saudoso programa televisivo da RTP «O Passeio dos Alegres», apres
FERNANDO PEREIRA – 20 ANOS DE CARREIRA- MARÇO/2005
O apreciado «entertainer» Fernando Pereira, a comemorar agora os 20 anos de carreira e que foi um do
PLANETA DANÇA - PROPOSTAS COM RITMO Março 2005
O Planeta Dança tem conferido momentos com muito ritmo, com base em culturas latinas, africanas e or
FEEDBACK - ROCK CHEIO DE FÉ Fev 2005
Chamam-se Feedback, curiosamente o primeiro nome dos actuais monstros consagrados U2, e deram a con
INCRÍVEL CLUB - ARTE DE BEM RECEBER Fev 2005
Almada viu nascer um novo espaço virado para as artes. Do cinema aos inevitáveis cafés concerto, ou
Padre Vítor Melícias – Confissões de um Franciscano 05/1/9
Gosta da vida e tem dela uma apreciação positiva, não obstante reconhecer as enormes chagas que pust
THE GIFT EM SINTONIA Dez 2004
Com a recente edição do terceiro álbum de originais intítulado "Am/Fm", o Inside recupera parte da e
VILHENA, TRAÇO E PALAVRA VERRINOSOS - II 6 12 2004
ENTREVISTA TRIPARTIDA EM EXCLUSIVO PARA O ‘INSIDE’, A PARTIR DO LIVRO ‘A GARGALHADA DO RESISTENTE’ A
VILHENA, TRAÇO E PALAVRA VERRINOSOS - I 22/11/04
Para a posteridade, quando ele der a derradeira gargalhada e partir do nosso convívio, José Vilhena
OS "FEELINGS" DE DJ VIRIATO Outubro 2004
Depois de uma infância marcada pelo gosto e experimentação da música, surge a maturidade ganha em rá
Alcione Scarpin - ENTREVISTA 06/09/2004
As «Conversas Terapêuticas» de Alcione Scarpin Setembro de 2004 A psicóloga brasileira Alcion
NGA – O reflexo perfeito da cultura Hip-Hop! Agosto de 2004
NGA não é um “mais” um artista. Além de escrever todas as letras das suas músicas, que reflectem asp
STONERAGE - prontos a “rockar” o país!!! Junho
Compostos actualmente pelo vocalista Ricardo Serrano, Herlander Freitas na guitarra, o baixo Carlos
A ironia de Rui Zink: "Não há futebol em Portugal!" 2004
Talento da escrita, nota-se-lhe também mestria na irreverência, na pimenta que lhe tempera o discurs
REMÉDIO SANTO - ROCK DE BOA SAÚDE 22 Maio
Nasceram para a música no início de 98, então constituída por Paulo Pereira na voz e guitarra, Bruno
LISBOA EM QUEIMA 16 Maio
Este sábado foi dia de mais uma Benção das Fitas, numa manhã de grande afluência à Alameda das Unive
GRAY - MÚSICA EM TONS CINZENTOS ABRIL 2004
São naturais do Porto, e têm 2 Eps na bagagem (com um 3º a caminho). O estilo Pop Rock que os caract
LOTO - Jackpot de musica no álbum de estreia "The Club" 7 de Abril de 2004
Os Loto são portugueses, de Alcobaça e diversão é o que se pode esperar do disco de estreia "The Clu
THE GIFT - Em directo de Alcobaça 20 Março
Final de tarde, Bar Clinic em Alcobaça. Depois de filmados planos atrás de planos para o vídeo de “D
RÁDIO MACAU "Sempre mais" Março 2004
"Acordar" marca uma nova etapa na já longa carreira dos Rádio Macau, à beira de festejar precisament
Nicorette 26 de Fevereiro de 2004
A dupla Nicorette, constituída por Sílvio Rosado (música) e Carla Lickfold (voz), formou-se há pouco
Adolfo Luxúria Canibal em mega entrevista: 2003
Adolfo Luxúria Canibal. Homem forte e voz dos Mão Morta, ele é um anti-sistema por vocação. Abdicand
José Luis Peixoto em discurso directo -- Fomos megalómanos com os estádios ! 9 de Dezembro de 2003
No olhar saltita-lhe a timidez, o miúdo que sonhou ser escritor e que afinal já o é. No branco que c
BALBÚRDIA em discurso directo 8 Dezembro
Eis mais uma banda á descoberta da afirmação, do sucesso, da credebilização no meio nacional, já com
PEDRAS ROLANTES - MAGNIFICAS PRODUÇÕES 25 de Novembro de 2003
"Pedras Rolantes" é ao mesmo tempo uma peça e um concerto ao vivo. As Magníficas Produções voltam ao
DIXIT - EM ENTREVISTA 2003-10-24
Para os Dixit o circuito está "topado". Os apoios são reduzidos, as mentalidades não mudam, ser músi

Principal - Noticias - Agenda - Classificados - Forum - A Equipa Inside - Contactos