Português English
EMAIL GRATIS(8 Mb)

CHAT ONLINE (NOVO)

Noticias
   Actualidades
   Cinema
   Desporto
   Eventos Sociais
   Exposições
   Jogos
   Literatura
   Musica
   Teatro
   Turismo

INSIDE SHOP

Entrevistas
Passatempos
Agenda
Classificados
Forum

Bares e Discotecas
MAYA - Horoscopo
ALCIONE Psicologia
Bilheteira

TRÂNSITO

PROGRAMAÇÃO TV
   RTP1
   RTP2
   SIC
   TVI

A Equipa Inside
Publicidade
Contacte-nos
Novos utilizadores
Perdeu a sua password?




 » HOME: NOTICIAS: EVENTOS SOCIAIS : Como ir ao Rock in Rio

Como ir ao Rock in Rio     Andreia Monteiro
Transportes e acessos à Cidade do Rock não faltarão
26/05/04

A organização responsável já apresentou a rede de transportes e trânsito de acesso ao Rock in Rio Lisboa, que visa facilitar escoamento de pessoas e e veículos durante o evento.

O Rock in Rio-Lisboa já deu a conhecer a rede de transportes e trânsito de acesso à Cidade do Rock, onde, pela primeira vez neste tipo de eventos, se congrega um tão vasto número de operadores de transportes nacionais e urbanos. Esta rede suportará o acesso dos espectadores ao Rock in Rio-Lisboa durante os seis dias do maior evento de música do mundo - que fica, assim, mais perto de todos.
Aberta das 14H00 às 04H00 em cada um dos seis dias – 28, 29 e 30 de Maio e 4, 5 e 6 de Junho – a Cidade do Rock tem uma lotação de 100 mil pessoas. A diversidade de iniciativas de entretenimento que irão decorrer naquele espaço faz prever uma forte afluência de público ao longo de todo o dia, esperando-se alguns picos de multidão. Por esse mesmo motivo, e para que o conforto e a segurança do público ( fundamentais para o sucesso do evento) não estejam em causa, houve uma organização cuidadosamente planificada desta rede de acessos.


Prioridades

«Os acessos ao Parque da Bela Vista são uma prioridade para a organização do Rock in Rio-Lisboa», afirmou Álvaro Ramos, Director de Produção do Rock in Rio-Lisboa, responsável pela Gestão da Rede de Transportes e Trânsito de Acesso. O mesmo responsável acrescentou «como não conseguimos levar o Rock in Rio-Lisboa a casa de todos os cidadãos, pelo menos conseguimos facilitar o transporte para o maior evento de música do mundo».

Este esforço resulta da coordenação ao nível do trânsito do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e do empenho do maior número de operadores de transportes, que culmina com a criação da maior e mais completa rede integrada de sempre para o maior evento de música realizado em Portugal.


Como chegar à Cidade do Rock

Os transportes públicos são o meio de transporte privilegiado para chegar ao Parque da Bela Vista. Foram disponibilizados vários circuitos especiais nos dois fins-de-semana do evento, de 28 a 30 de Maio e de 04 a 06 de Junho, por forma a prevenir questões associadas ao trânsito, que se pretende fluído e sem incómodo nestes dias.
A organização prevê, também para o período do evento, a disponibilização de espaços de estacionamento - destacando-se os parques localizados no Parque das Nações, na Avenida das Forças Armadas e na Cidade Universitária, além dos parques de estacionamento da EMEL.


Os Parceiros na Rede de Transportes e Trânsito de Acesso ao Rock in Rio-Lisboa

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, no âmbito das suas vertentes de actuação, ao nível da manutenção das condições de segurança e tranquilidade públicas, assegura a gestão da circulação rodoviária cometida à Divisão de Trânsito. Desta forma, aquele Comando vai implementar alguns condicionalismos à normal circulação automóvel, durante o evento, nomeadamente:
-o Prolongamento da Av. EUA com circulação interdita em ambos os sentidos;
- no sentido poente/nascente, o trânsito que circule na Av. EUA ao chegar ao cruzamento com a Av. Gago Coutinho tem como alternativas uma das direcções desta Avenida (sentido Aeroporto ou Areeiro);
- no sentido nascente/poente do Prolongamento da Av. EUA com a Av. Infante D. Henrique, uma das alternativas será a Av. Marechal Gomes da Costa;
-na Av. Gago Coutinho, com circulação normal em ambos os sentidos, a circulação poderá ficar sujeita a supressão de vias ou condicionamento (só com acesso a moradores e transportes públicos);
- na Av. Avelino Teixeira da Mota, a nascente da área do recinto, com circulação normal e ligação à R. Luís Cristino da Silva (a Norte) e à Rua Carlos Pinhão (a Sul), haverá vários controlos de interdição de entrada para o Bairro da Flamenga, de acesso só a moradores;
- nas ruas Pardal Monteiro e Adelino Nunes (junto ao Colégio Valsassina) haverá circulação condicionada, de acesso só a moradores. O trânsito processar-se-à pela R. Luís Cristino da Silva;
- a Rua José Régio tem circulação interdita.

Será ainda rigorosamente interdito o estacionamento sobre os passeios em geral, por forma a criar condições de segurança aos fluxos pedonais oriundos dos grandes transportadores, nomeadamente CP e Metro. Este condicionalismo visa ainda promover a descontraída circulação na zona envolvente da Cidade do Rock, no acesso e regresso dos participantes.

Extras

A CP-UVIR, Unidade de Viagens Interurbanas e Regionais, disponibiliza uma oferta especial de comboios no acesso a Lisboa Oriente e o regresso no final dos espectáculos às principais cidades do país, quer do Norte do país, desde Braga, quer do Sul do país, desde Faro. Durante estes períodos extra, existem apenas bilhetes de ida e volta com preço único limitados a 1.000 lugares por cada Comboio Especial.

Para a área da Grande Lisboa, a CP - USGL disponibiliza uma oferta adicional de comboios, durante as madrugadas do Rock in Rio-Lisboa, nas linhas de Sintra e de Cascais. Na linha de Sintra, a CP implementa um serviço especial de comboios entre as estações de Roma – Areeiro e Sintra. Na linha de Cascais, oferece um serviço de comboios, entre as estações do Cais do Sodré e Cascais, em articulação com a linha Azul do Metropolitano de Lisboa.

HORÁRIOS CP LINHA DE SINTRA
Dia Período previsto Nº de comboios
29 de Maio 1h20 às 2h20 4 circulações especiais por dia
30,31 Maio, 5, 6 e 7 de Junho 3h40 às 4h40
Este serviço especial da linha de Sintra representa uma oferta adicional de 42 mil lugares, durante os seis dias do evento.

HORÁRIOS CP LINHA DE CASCAIS
Dia Período previsto Nº de comboios
29 de Maio 2h00 às 3h00 4 circulações especiais por dia
30,31 Maio, 5, 6 e 7 de Junho 4h00 às 5h00
Este serviço especial da linha de Cascais traduz-se em 38 mil lugares adicionais ao longo do evento.

A Fertagus realiza a ligação ferroviária entre as duas margens do Tejo, desde a estação do Fogueteiro até à estação terminal de Roma-Areeiro.
Dia Período previsto Nº de comboios
29 de Maio 2h00 às 3h00 1 circulação especial
30,31 Maio, 5, 6 e 7 de Junho 2h00 às 5h00 5 circulações especiais por dia

Nos seis dias do Rock in Rio-Lisboa são disponibilizados comboios especiais, num total extraordinário de 14.400 lugares. A ter em atenção que nestes horários especiais também só são aceites, exclusivamente, bilhetes simples Fertagus, que devem ser comprados antecipadamente, até às 22:00 de cada dia.

A Transtejo tem como reforço, ao longo dos seis dias do Rock in Rio-Lisboa, ligações do Cais do Sodré para Cacilhas às 3h30m e às 4h45m, e do Terreiro do Paço para o Barreiro às 3h30 e às 4h45m, disponibilizando os parques de estacionamento, abertos 24 horas por dia, que servem os terminais de Cacilhas e do Barreiro.

A Carris efectua um serviço especial para o Rock in Rio-Lisboa composto por sete (7) carreiras especiais. Com funcionamento durante a tarde, em simultâneo com a rede normal da Carris e do Metropolitano, e no final dos espectáculos, estão previstas as seguintes carreiras:

LINHA A
ALGÉS / AV. GAGO COUTINHO
Algés, Parque Campismo, Bairro Boavista, Buraca, Estação de Benfica, Av. Gomes Pereira, Estrada de Benfica, Sete Rios, Av. Forças Armadas, Entrecampos, Av. Estados Unidos da América, Av. Gago Coutinho

LINHA B
BENFICA / AV. GAGO COUTINHO
Portas de Benfica, Calhariz, Av. Colégio Militar, Largo da Luz, Torres de Lisboa, Quinta dos Barros, Cidade Universitária, Av. Brasil, Pr. do Aeroporto, Av. Gago Coutinho

LINHA C
RESTELO / AV. GAGO COUTINHO
Restelo, Rua Gonçalves Zarco, Belém (Jerónimos), Rua Junqueira, Largo Calvário, Av. Infante Santo, Estrela, Largo do Rato, M. Pombal, Saldanha, Entrecampos, Av. Estados Unidos da América, Av. Gago Coutinho

Carreiras de LIGAÇÃO NO CAMPO GRANDE (METRO), com funcionamento apenas para o final dos espectáculos.

LINHA D
PONTINHA / CAMPO GRANDE (METRO)
(percurso da carreira 47) Pontinha, B. Padre Cruz, Bairro Horta Nova, Av. Nações Unidas, Telheiras, Campo Grande (Metro)

LINHA E
ODIVELAS / CAMPO GRANDE (METRO)
(percurso da carreira 36)
Odivelas (Bº Dr. Lima Pimentel), Senhor Roubado, Calçada Carriche, Lumiar, Campo Grande (Metro)


LINHA F
GALINHEIRAS / CAMPO GRANDE (METRO)
Galinheiras, Charneca, Alta de Lisboa, Musgueira, Lumiar, Campo Grande (Metro)


LINHA DE LIGAÇÃO NA ESTAÇÃO ORIENTE com funcionamento apenas para o final dos espectáculos.

LINHA G
PRIOR VELHO / ESTAÇÃO ORIENTE
Prior Velho, Quinta do Morgado, Encarnação, Portela, Moscavide, Estação Oriente.

Nota

O serviço especial para o Rock in Rio-Lisboa pressupõe um tarifário especial, que não prevê a aceitação de passes. Este serviço aceita todos os tipos de bilhete em uso na Carris, incluindo os bilhetes combinados Carris/Metropolitano. Faz-se um apelo para que os bilhetes sejam previamente adquiridos, em qualquer posto de venda da Carris, seus concessionários ou agentes, a fim de evitar dificuldades na entrada dos autocarros.

A estação Bela Vista da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa - ML serve directamente o recinto do evento, sendo um dos principais pontos de acesso ao Rock in Rio-Lisboa. Entre 28 de Maio e 06 de Junho, o ML reforça a capacidade de transporte na Linha Vermelha, colocando em circulação comboios de seis carruagens. Nos dias dos concertos disponibiliza ainda serviços especiais, para além da 01h00, hora habitual de encerramento do ML. Em 28 de Maio, este serviço prolonga-se até às 02:30h e, nos restantes dias do evento, até às 05:30h do dia seguinte.

Este prolongamento do serviço cinge-se exclusivamente às Linhas Vermelha – estações Oriente, Bela Vista e Alameda – e Verde – estações Cais do Sodré, Alameda, Areeiro e Campo Grande –, permitindo correspondências com outros operadores, designadamente CP e CARRIS.

Durante o período de funcionamento dos serviços especiais nas linhas Vermelha e Verde não são aceites passes do ML, multimodais ou combinados. Uma vez mais, recomenda-se a aquisição antecipada dos títulos de transporte válidos para o serviço: bilhetes simples e bilhetes de ida e volta do ML, bilhetes simples Carris/Metro e bilhetes de 1 ou 5 dias Carris/Metro.

Desde o início da projecção deste evento que o sector do táxi, e particularmente a Federação Portuguesa de Táxis, tem seguido com o maior empenho e interesse na sua realização, reconhecendo esta Federação a importância do RRL para o país em termos económicos e de imagem. Daí a garantia, por parte desta entidade, de que tudo será feito para que o Rock in Rio-Lisboa tenha o êxito que se prevê e a qualidade que os artistas garantem, em termos de responsabilidade e dedicação na realização do evento para os utentes.

A Antral definiu, nos seis dias do Rock in Rio-Lisboa, três locais estratégicos, que funcionam como praça de táxis, assegurando o serviço adequado:

Local 1 Em frente à porta principal (Pórtico) da Cidade do Rock
Local 2 Av. D. Rodrigo da Cunha, junto à Av. Gago Coutinho
Local 3 Junto à estação de Metro da Bela Vista

Nos dias do evento, de 28 a 30 de Maio e de 04 a 06 de Junho, todos os táxis da capital vão estar equipados com as novas lanternas, que asseguram a transparência das tarifas praticadas.

A EMEL disponibiliza vários parques de estacionamento para os dias do Rock in Rio-Lisboa, destacando os parques prioritários da Av. Álvaro Pais, Av. Álvaro Pais/Av. EUA, e da Universidade, junto à Reitoria.


Rock in Rio-Lisboa

O Rock In Rio Lisboa terá lugar no dias 28, 29 e 30 de Maio e 04, 05 e 06 de Junho no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Serão seis dias de muita festa e emoção onde, ao todo, serão mais de 70 atracções distribuídas pelo Palco Mundo - uma atracção brasileira, uma portuguesa e três internacionais por dia( excepto a 28 de Maio, quando Paul McCartney fará uma actuação de 3 horas) , pela Tenda Raízes - mais de vinte atracções de world music -, pela Tenda Electrónica - mais de vinte DJ’s nacionais e internacionais - e pela Tenda Mundo Melhor – com performances e oradores do mundo inteiro.

Site Oficial do Rock in Rio-Lisboa
www.rockinrio-lisboa.sapo.pt

Fontes:
Approach Comunicação

Bairro Alto – Consultores de Comunicação


   AUTOR:Andreia Monteiro

Principal - Noticias - Agenda - Classificados - Forum - A Equipa Inside - Contactos